Postagens

Mostrando postagens de 2018
NIVERSIDADE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL E NACIONAL O papel da UFSB no desenvolvimento regional e local      Desenvolvimento caracteriza-se como sendo todo processo progressivo e evolutivo, movido por mudanças contínuas levando a transformações em toda a esfera humana e social, e geralmente visando uma realidade melhor. No artigo, Carolina Fleck defende que a base para o desenvolvimento são as pessoas.       Para que haja sucesso no desenvolvimento regional, é preciso que as pessoas envolvidas tenham consciência da necessidade de conhecer a região em questão, as suas particularidades, pontos fortes e fracos, defeitos e potencial. Assim, esse processo deve estar “(...) associada a uma cultura, a um plano e instituições locais, com o objetivo de melhorar os arranjos das práticas sociais”. (PIRES; MULLER; VERDI, 2006).      Como já foi mencionado, um dos pilares do desenvolvimento regional e local são as instituições. Para entender o que são as instituições, pode-se apresentar

Pesquisa

Imagem
No dia 17/08 eu e meu grupo fomos a praça Camacã onde estava tendo no dia o evento da diocese da cidade, Semana da Família, aplicar um questionário e fazer uma breve apresentação da universidade, seu motivo, e as diferenças da universidade tradicional da UFSB. Falando pessoalmente, achei muito interessante este momento, pois pude ver como a universidade ainda é pouco conhecida aqui em sua própria cidade e que como as pessoas se imaginam no futuro, poucas vezes com certeza do que quer.

Anisio Teixeira

Imagem
    A aula do dia 30/07 teve início com o debate sobre o documentário e texto (uma perspectiva da educação superior no Brasil) de Anísio Teixeira. O filme fala sobre a vida do pensador quanto sua obra, desde sua origem na cidade de Caetité até chegar à cargos executivos do governo. O texto aborda a educação superior no Brasil, visando melhorar o ensino superior tradicional, implementando o conceito da "universidade popular".        Em seguida lemos uma entrevista de Boaventura de Sousa, em que o mesmo dizia em tom de previsão suas expectativas e ideias sobre o futuro das universidades no Brasil. É nesta entrevista que vejo melhor sua conceituação sobre a ideia da "pluriversidade", que é baseada na regionalização (de conhecimento, de cultura, de pesquisa) como retorno real para a sociedade.

Sombras

Na aula do dia 01/08 foi feito a entrega das ideias sobre os dispositivos de saber. E em conversa o professor nos explicou como funciona o uso dos dispositivos de saber, como funciona e como fazer. E também nos pediu que levássemos  a trajetória da sombra de algo importante para a gente. E na aula da outra semana não pude levar um registro, porem foram incríveis os trabalhos e o que o professor nos mostrou foi que tudo na vida se forma em espiral.

Histórico das Universidades no Mundo Ocidental

Na aula do dia 25/06  foi mostrado em aula o video do professor Nomar, detalhando o histórico das universidades no ocidente. reforçando que o processo de iniciação universitária  não é apenas europeu mas que o o continente asiático tem grande peso neste processo de formação. A ideia que sistematiza o ensino como centros de formação é uma fusão de diferentes culturas. que tem o objetivo comum de educar e criar profissionais.

Sons

A aula de hoje foi sobre os sons, Puig nos incentivou a ter mais atenção sobre os sons que ouvimos em um dia cotidiano, fiz o meu "diário de som" em um domingo que é o dia que fico em casa com as pessoas que gosto. foi uma das aulas mais interessantes que eu presenciei porque a aula mostrou o que cada um passa em seu cotidiano e nos mostra coisas que estão sempre conosco mas ano damos a importância de ser vivida (ouvida). Além disso o Professor passou um som que é seu trabalho e nos disse como foi feito este trabalho e nos passou a  missão de pensarmos num dispositivo de saber.

Percussores da UFSB: Paulo Freire

Imagem
A Aula do dia 23/07/2018 deu inicio a contextualização da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), esta aula teve foco em Paulo Freire. Primeiro o professor Rafael Noronha passou dois vídeos sobre o autor e logo em seguida debatemos sobre a vida e os feitos de Paulo. Nascido no Recife  o pedagogo viveu de 19 de setembro 1921 a 2 de maio de 1997 morrendo em São Paulo, ele acreditava que o educando assimilaria melhor o objeto de estudo se fizesse uso de práticas diretas com sua realidade. Reconhecido por seu trabalho na área da Educação Popular. "Nenhuma p edagogia que seja verdadeiramente libertadora pode permanecer distante do oprimido, tratando-os como infelizes e apresentando-os aos seus modelos de emulação entre os opressores. Os oprimidos devem ser o seu próprio exemplo na luta pela sua redenção." Com uma vasta carga de obras, sua principal é: Pedagogia da  Autonomia!
Imagem
 Dia 28/06/2018 foi o dia das apresentações que foram passadas para cada grupo na ultima aula, eu e Laiane fizemos uma performance sobre o Rio Cachoeira, com lavadeiras, musicas de lavadeira e a musica Rio Cachoeira da banda Mazua do documentário sobre o Rio Cachoeira.  Houve também apresentação sobre o Oceano Pacifico, sobre as aguas de Valença, contado sua historia, seus mitos e sociedade, vimos também sobre a epistemologia da agua e seu ciclo.

Universidade Federal do Sul da Bahia -UFSB

Imagem
 Dia 25/06/2018 o professor Rafael deu inicio a aula sobre o formata da UFSB.  Boa Ventura Souza dos Santos é o percursor da ideia do modelo da Nova Universidade que Serviu de Modelo pra UFSB. Boa Ventura trás o modelo Pluriversitario com basicamente dois pilares que são basicamente o dialogo de saberes e a extensão universitária para isto existem 4 desafios que ao meu ver se resume na segunda, superar na universidade conceitos elitistas de excelência e autonomia.  O modelo desta nova Universidade (UFSB) é sistema quadrimestral, modelo em ciclo de formação, currículo flexível, ampla cobertura territorial com os CUNI's e a interdisciplinaridade que se entende como amplo conhecimento dos cursos da universidade por todos os cursos, por isso as LIs, BIs e ABI que são os CUNI's.

Água Ligações

Imagem
 Dia 21/06/2018 foi minha primeira aula de Experiência do sensível, o Professor Daniel Puig havia pedido que levasse água que fizesse algum tipo de importância pessoal para cada aluno, eu levei agua da casa de minha mãe onde já não moro tem 6 meses por conta de minha historia porem quis mais valer como a agua do Rio Cachoeira por conta de minha historia com a cidade de Itabuna, dito feito o professor fez todas as ligações que a agua pode ter, tanto na molécula H2O, quanto com a sociedade, com cultura, economia, artes, estéticas e claro sua biologia, química e física. E marcou para a próxima aula apresentações com diferentes temas que tivessem a ver com a agua e dividiu esses temas onde eu e minha colega Laiane ficamos com Artes e Esteticas.

Universidade: Finalidade é Função

Imagem
 A aula do dia 18/06/2018 o professor Rafael Noronha deu inicio ao Componente Curricular chamado de Universidade e Sociedade, explicando a finalidade e a função da Universidade.  Apostar na novidade é formar gente que tenha capacidade de inovar. Essa é talvez o maior desafio.  Existem 7 preconceitos antigos sobre a Universidade que são basicamente para se tirar o pobre e periférico da universidade afirmando que só os brancos e ricos teriam as condições necessárias para estudar um curso superior e que quem é pobre deve continuar pobre pois se precisa de "massa de obra".  Percebeu-se um grande aumento de matriculas nas Universidades, Faculdades e Institutos Federais (IF) porem cada vez mais na particulares onde normalmente não se tem o incentivo a pesquisa, sabendo que as universidades são as publicas que tem incentivo a pesquisa e o retorno a comunidade e sociedade, as Faculdades são comumente voltados para o trabalho junto com os IFs só que um é privado e o outro publico.